Recaatingamento

Destaques

6/08/2013

Biólogos/as da Pro Science visitam áreas de Recaatingamento

biologosOs/as biólogos/as Paulo Fonseca e Simone Bazarian, membros da Pro Science, organização de São Paulo que presta consultoria a World Wildfile Found (WWF), uma das mais respeitadas entidades de defesa do meio ambiente em todo o mundo, estiveram na região visitando duas experiências do Recaatingamento. Na última segunda dia 22, eles conheceram a comunidade de Serra de Campos Novos em Uauá e no dia seguinte, Fartura, interior de Sento-Sé.  Clique para ler o texto completo »

6/08/2013

Produtores/as e técnicos/as aprendem a implementar cerca elétrica com energia solar durante curso

cerca elétricaAprofundar os conhecimentos, saber das experiências e construir uma cerca elétrica com energia solar foram alguns dos motivos que reuniram cerca de 15 pessoas, nos dias 18 e 19 deste mês, no centro de Formação Dom José Rodrigues. Estas pessoas participaram do curso prático de cerca elétrica realizado pelo Irpaa, com o intuito também de monitorar e avaliar as ações do Projeto Recaatingamento. Clique para ler o texto completo »

11/04/2013

26ª Romaria de Canudos debate Juventude e Meio Ambiente

A 26ª Romaria de Canudos, que este ano aconteJovens fazendo apresentacao na Romaria em 2011ce nos dias 18, 19 e 20 de outubro, vai debater questões ligadas à realidade dos jovens do sertão, com um enfoque no meio ambiente. A decisão sobre essa temática foi tirada na primeira reunião de preparação para o evento, realizada em 10 de abril na sede do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC). Outra decisão tomada no encontro foi com relação a escolha do tema da Romaria deste ano: “Os Jovens e o Meio Ambiente na História Viva de Canudos”, e o lema: “Jovens, Levanta-te, Anda e Transforma o Sertão.

O padre José Alberto, vigário de Canudos e membro da comissão organizadora da Romaria lembrou da importância do evento discutir a realidade e os desafios vividos pelos jovens que em nosso sertão são chamado a assumir um papel muito importante nesse momento que a Campanha da Fraternidade desse ano faz uma abordagem muito pertinente às questões ligadas a vida dos jovens.

Para o Padre Alberto, o/a jovem do Semiárido se depara com inúmeras lutas e desafios principalmente nesse momento muito difícil em função da atual estiagem que tem efeitos também na vida desses jovens. O Padre Alberto ressalta ainda, que a juventude sertaneja está sendo chamada também para refletir como está o clima no Semiárido, quando o mundo inteiro debate a natureza e o meio ambiente, questões essas que serão levantadas durante a Romaria de Canudos.

30/05/2012

Projeto Recaatingamento inaugura Unidade de Beneficiamento de frutas no interior de Sento Sé

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), através do Projeto Recaatingamento com comunidade agropastoris e extrativistas, inaugurou no último dia 26 a primeira Unidade de Beneficiamento de Frutas da comunidade de Fartura, interior do município de Sento Sé.

O evento contou com a participação de moradores/as de Fartura e diversos povoados vizinhos que se dizem animados com a chegada do empreendimento na comunidade. “Mesmo neste período de seca as comunidades celebraram esta conquista e devido as práticas de Convivência com o Semiárido não estão sentido tanto os efeitos da estiagem”, comentou o coordenador geral do Irpaa, Ademilson da Rocha (Tiziu), que esteve participando do evento.

Representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores de Sento Sé e da EBDA também participaram do evento, reafirmando a iniciativa como uma importante contribuição para o desenvolvimento da região. A mini-fábrica vai produzir derivados de frutas, beneficiando, por exemplo, o umbu, a banana e outras matérias-primas existentes nas comunidades e assim gerando renda para as famílias envolvidas. “Esta é uma conquista da comunidade através da ação do Irpaa, com patrocínio da Petrobras, que mostra que a caatinga em pé vale muito mais”, destacou Tiziu.

Clique para ler o texto completo »

20/01/2012

Cartilhas relatam Experiências do Recaatingamento

As experiências das sete comunidades agropastoris e extrativistas contempladas com o Projeto Recaatingamento, executado pelo Irpaa com o apoio da Petrobras, agora estão descritas e ilustradas em quatro cartilhas recém elaborada pela instituição. As cartilhas de conteúdo didático trazem os seguintes títulos: Manejo Sustentável da Caatinga, Frutas da Caatinga, Educação Ambiental no Semiárido Brasileiro e Recaatingamento com Comunidades Agropastoris e Extrativistas.

 As quatro cartilhas detalham como as ações do Recaatingamento contribuem com o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades: Curral Novo no interior de Juazeiro, Fartura em Sento Sé, Poço do Juá e Bonsucesso em Sobradinho, São Mateus em Curaçá, Serra dos Campos Novos em Uauá, Angico e Barriguda em Canudos.

Embora a ideia central do projeto esteja voltada para a recuperação de áreas degradadas de caatinga, ações como manejo da produção agropecuária, beneficiamento de frutas, educação ambiental e organização comunitária também fazem parte do projeto e estão descritos nas cartilhas que devem ser distribuídas para as famílias que receberam capacitações, bem como para as escolas das comunidades. A cartilha “Recaatingamento com comunidades agropastoris e extrativistas” será distribuída no intuito de divulgar de forma mais geral o conjunto de propostas deste projeto que, a partir da preservação da caatinga, incentiva os arranjos produtivos das comunidades na lógica da Convivência com o Semiárido.

Próxima página »

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar