Recaatingamento

24/10/2011

Uso da terra como Fundo de Pasto contribui para experiência do Projeto Recaatingamento

por

As comunidades de Fundo de Pasto possuem uma forma própria de organização social, caracterizada pelo uso e posse coletiva da terra. Essas características foram usadas como critérios para a escolha das comunidades parceiras do Projeto Recaatingamento, executado pelo Irpaa, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O uso coletivo do espaço já era um indicativo de que esse tipo de organização social, seria decisivo na execução de atividades de recuperação da Caatinga.

As comunidades Fundo de Pasto possuem uma maneira especial de produção e relação entre as famílias que as compõem. Apenas as roças são isoladas, os animais são criados soltos em áreas sem cercas, podendo os mesmos circularem livremente. Geralmente os Fundos de Pasto são formados a partir de famílias com relação de parentesco próximo, e para facilitar a convivência, criam regras comuns que orientam o uso dos recursos naturais nas atividades produtivas das famílias.

Esse modo de vida apropriado ao Semiárido torna essas comunidades áreas de Caatinga mais bem preservadas que as comunidades convencionais, no entanto, a diminuição do suporte para pastoreio de caprinos e ovinos e a redução do patrimônio biológico da Caatinga, exigem a adoção de medidas. É nesse contexto que o Recaantigamento se apresenta como uma das possibilidades para a recuperação desse bioma, sem a necessidade de remoção das famílias, mas principalmente com a adoção de novas práticas de manejo e recomposição da vegetação nativa.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar