Recaatingamento

10/05/2011

Turismo ecológico: possibilidade de investimentos em área de Recaatingamento

por

Com um potencial turístico que vai desde o Rio São Francisco até sítios arqueológicos, o município de Sobradinho (BA) dispõe de locais na área de caatinga que atraem visitantes de diversas regiões, em sua maioria estudantes e pesquisadores/as. Esses lugares são apropriados para o turismo ecológico, uma forma de o potencial da região, com a preocupação de preservar os recursos naturais disponíveis.

A área rural do município é rica em serras, riachos e possui ainda grande área de caatinga preservada. A fauna ainda conta com diversas espécies nativas, apesar de muitas já estarem ameaçadas de extinção, a exemplo da onça, papagaio, tatu, veado caatingueiro, entre outros.

Outro elemento que atrai pessoas para conhecer a região são as pinturas rupestres, caracterizadas por desenhos nas rochas e paredões. Estudos antropológicos baseados nestes indícios apontam que aproximadamente 9 mil anos antes da formação da cidade de Sobradinho, grupos pré-históricos habitavam, por exemplo, a região que hoje é conhecida como São Gonçalo da Serra, a 27 quilômetros da sede do município.

Apesar do potencial turístico, a cidade não conta com investimentos neste setor. De acordo com moradores do município, não há valorização da região nem mesmo por parte das/dos sobradienses. A ação de preservar e recuperar áreas degradadas se torna, portanto, indispensável. O poder público e a comunidade precisam colocar em prática ações que garantam a sustentabilidade ambiental, social e cultural da região.

O Irpaa, através do projeto Recaatingamento, patrocinado pela Petrobras, vem desenvolvendo algumas destas ações que visam a preservação ambiental, envolvendo comunidades como Poço do Juá, Barra e Bom Sucesso, além de contribuir com a formação de educadores/as para trabalharem de forma contextualizada a educação ambiental, seja na zona rural ou na sede do município.

O turismo ecológico na região de Sobradinho surge como uma nova possibilidade de valorização das belezas da caatinga. É também uma forma de geração de renda que deve ser incorporada pelas famílias que vivem no entorno destes pontos turísticos, as quais podem se organizar em grupos e redes de economia solidária. O turismo ecológico é uma iniciativa recomendável em áreas onde existe visitação e muitas vezes registra-se formas de depredação por parte de quem visita.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar