Recaatingamento

14/02/2011

Protagonismo Feminino nas ações do Recaatingamento

por

A discussão sobre igualdade de gênero durante muito tempo era algo distante das comunidades rurais. Hoje, muita coisa ainda precisa avançar na relação de equidade entre homens e mulheres, porém, de uns para cá, o tema vem sendo pautado em diversas organizações populares que tem o público rural como base de seus trabalhos.

A participação feminina, antes limitada às tarefas domésticas e, em alguns casos, à lavoura e pecuária, hoje fortalece a organização das comunidades. Associações, sindicatos, ONG’s, entre outras, contam com mulheres nas esferas de decisões, algo que tem se intesificado nas duas últimas décadas.

Nas comunidades onde estão sendo desenvolvidas as ações do Recaatingamento – Projeto desenvolvido pelo Irpaa com o patrocínio da Petrobras – algumas associações são presididas por mulheres. Dona Antônia, vice-presidente da Associação do povoado de Fartura, em Sento Sé, diz que as mulheres da comunidade já vinham participando de outras iniciativas, mas que agora sabem realmente a importância de preservar a caatinga, o que pode ser repassado em casa, na comunidade, no trabalho coletivo com as companheiras.

A presidenta da Associação de Curral Novo, Clarice da Silva Duarte, também reforça a importância do envolvimento das mulheres nas ações do Recaatingamento e a necessidade do trabalho em conjunto, independente do gênero. “No plantio de mudas mesmo, vamos estar todos juntos: os homens fazem as covas, as mulheres ajudam a plantar e assim vamos seguindo”, exemplificou.

O Irpaa, desde sua fundação na década de 1990, tem atentado para a necessidade das mulheres também assumirem papéis na luta por direitos e qualidade de vida no Semiárido. Essas lideranças comunitárias tem cumprido papel estratégico na mobilização das comunidades, além de se dedicarem ao trabalho coletivo e às novas formas de Convivência com o Semiárido que aprendem em cada ação deste e de outros projetos.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar