Recaatingamento

30/05/2012

Projeto Recaatingamento inaugura Unidade de Beneficiamento de frutas no interior de Sento Sé

por

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), através do Projeto Recaatingamento com comunidade agropastoris e extrativistas, inaugurou no último dia 26 a primeira Unidade de Beneficiamento de Frutas da comunidade de Fartura, interior do município de Sento Sé.

O evento contou com a participação de moradores/as de Fartura e diversos povoados vizinhos que se dizem animados com a chegada do empreendimento na comunidade. “Mesmo neste período de seca as comunidades celebraram esta conquista e devido as práticas de Convivência com o Semiárido não estão sentido tanto os efeitos da estiagem”, comentou o coordenador geral do Irpaa, Ademilson da Rocha (Tiziu), que esteve participando do evento.

Representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores de Sento Sé e da EBDA também participaram do evento, reafirmando a iniciativa como uma importante contribuição para o desenvolvimento da região. A mini-fábrica vai produzir derivados de frutas, beneficiando, por exemplo, o umbu, a banana e outras matérias-primas existentes nas comunidades e assim gerando renda para as famílias envolvidas. “Esta é uma conquista da comunidade através da ação do Irpaa, com patrocínio da Petrobras, que mostra que a caatinga em pé vale muito mais”, destacou Tiziu.

Ao longo de dois anos, o Projeto promoveu cursos, oficinas, intercâmbios, mutirões mostrando para as/os moradores o valor a importância das plantas nativas , em sua maioria com potencial forrageiro ou medicinal, do manejo correto do rebanho, do mel, etc.

Para o Irpaa, mais importante do que a fábrica foi o processo de preservação ambiental, a ideia de replantio da caatinga provocada nas comunidades, envolvendo produtores/as, estudantes, educadores/as. Hoje a ideia de Recaatingamento está tendo visibilidade e sendo inclusive referência para efetivação de ações com apoio público. “A gente achava que viver na caatinga era viver de qualquer jeito, mas hoje a gente já sabe que tem que preservar e com isso acho que a gente vai crescer cada vez mais” expressou Dona Antônia, moradora da comunidade, que participa desde o início das ações do Projeto na região.

Em Juazeiro, a comunidade de Curral Novo, distrito de Massaroca, também é uma das sete comunidades onde o Recaatingamento acontece e em breve irá inaugurar a Unidade de Beneficiamento de Frutas implantada pelo Projeto.

O Projeto

 O Projeto Recaatingamento é uma iniciativa desenvolvida pelo Irpaa em sete municípios do Território Sertão do São Francisco na Bahia, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. É um projeto de preservação ambiental desenvolvido em comunidades rurais de fundo de pasto visando contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais.

O projeto desenvolve um conjunto de medidas de promoção do bem-estar da Caatinga e de sua população através de uma proposta pedagógica, integral e multidisciplinar que além de visar a preservação direta do meio ambiente, promove capacitações para a geração de renda, agregando valor aos produtos oriundos das atividades agroextrativistas sustentáveis, como o beneficiamento das frutas silvestres umbu e maracujá do mato. O projeto também promove a Educação Ambiental Contextualizada através da assessoria à educação escolar das comunidades envolvidas.

 

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar