Recaatingamento

6/09/2011

Projeto incentiva aproveitamento do leite de cabra em comunidades agropastoris

por

No Semiárido brasileiro, a caprinocultura tem sido uma atividade rentável, considerando o alto índice de consumo dos produtos derivados da criação de cabras e bodes. Além da carne e do couro dos caprinos, o leite de cabra é um importante alimento para crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas doentes ou mesmo para quem tem alergia a outros tipos de leite.

O valor nutritivo de um litro de leite de cabra corresponde a 8 ovos, ou 150 gramas de carne, ou 900 gramas de batata ou quase meio quilo de frango (galeto). De fácil digestão, para ser consumido este alimento precisa ser limpo e sadio, livre das bactérias que podem fazer mal a saúde humana, na maioria dos casos podendo ser vistas apenas com auxílio de aparelho.

A fim de evitar qualquer tipo de contaminação, os/as criadores/as de cabras devem se preocupar com a higiene, o que deve começar antes mesmo de tirar o leite. As primeiras coisas a serem feitas é limpar o chiqueiro pelo menos uma vez por semana e não deixar as cabras leiteiras dormirem no mesmo local do bode “pai de chiqueiro” a fim de evitar o mau cheiro no leite. Cabras com inflamação nas tetas não devem ser consideradas aptas para ordenha e as tetas devem sempre ser lavadas, bem como as mãos de quem for tirar o leite. É importante que os três primeiros jatos de leite liberados pela cabra sejam jogados fora e que as vasilhas usadas estejam sempre bem limpas. Assim que terminar a ordenha, o leite precisa ser coado.

Os projetos desenvolvidos pelo Irpaa ao longo dos mais de 20 anos de atuação tem levado estas informações às comunidades, somando-se ao conhecimento e a prática já realizada pelos/as criadores/as. Nos últimos dois anos, com o crescimento da equipe técnica da entidade, essas informações cada vez mais chegam a um número maior de pessoas. Um dos projetos que vem discutindo o manejo correto do rebanho é o “Recaatingamento com comunidades extrativistas e agropastoris” que vem provocando importantes resultados em setes povoados que possuem áreas de fundo de pasto. Com o patrocínio da Petrobras, o projeto prevê, dentre outras ações, a realização de formações que tratam desta temática, as quais tem contribuído com a melhoria da atividade caprinocultora nas comunidades envolvidas.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar