Recaatingamento

18/10/2011

Professores conhecem experiência do Recaatingamento em Angico

por

Educadores e educadoras das redes municipal e estadual de ensino no município de Canudos, visitaram no mês de setembro, a Comunidade de Angico, a 13 Km da sede do município, para conhecerem a experiência do Projeto Recaatingamento, que há quase dois anos vem sendo executado na comunidade pelo Irpaa, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

A visita que faz parte do processo de formação em educação ambiental do Semiárido, voltados para os professores como uma das propostas do Recaatingamento, também foi incluída como uma das Pré-Romarias da 24° Romaria de Canudos, que acontece de 21 a 23 de outubro, e que este ano tem como tema “Canudos e Caatinga, exemplos de vida e resistência”. As Pré-Romarias animam as comunidades e servem como uma preparação da cidade para a discussão das temáticas da romaria.

Ao chegarem na comunidade de Angico, os professores/as foram recebidos por moradores, que palestraram sobre o processo de devastação da Caatinga na região e sobre os desafios enfrentados e superados desde o início da idéia do Recaatingamento até a realização do projeto, como instalação de viveiro para produção de mudas de plantas nativas, isolamento da área para recuperação e plantio. Em seguida, o grupo conheceu a área isolada com cerca elétrica, os plantios de cerca viva com macambira e xique-xique e os plantios de espécies nativas como aroeira, umbuzeiro, angico, mandacaru, entre outros.

Na última parte da visita, uma das experiências que mais chamou a atenção do grupo foram as barragens de pedra, espécies de barramentos construídos com pedras soltas, ao longo do leito de um riacho, com o objetivo de segurar a terra e a matéria orgânica, durante as enxurradas, evitando a erosão e aumentando a fertilidade do solo.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar