Recaatingamento

25/10/2011

Mudas de plantas nativas da caatinga são distribuídas para romeiros e romeiras de Canudos

por

No último dia da Romaria de Canudos, realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro, uma celebração campal organizada pela paróquia da cidade e com a participação de párocos de cidades vizinhas, marcou o aspecto religioso do evento. Na programação, os celebrantes e integrantes de comunidades rurais manifestaram a importância da caatinga para a região.

Através de encenação, cantos e reflexões, jovens e adultos trouxeram a mensagem de incentivo à preservação do bioma, enfatizando assim o tema da Romaria este ano que abordou a relação entre Canudos e Caatinga, enquanto exemplos de vida e resistência. Com o lema, “Respeitar a vida e a natureza” (Dt 20, 19), as palestras, oficinas e demais atividades abordaram a intervenção humana nas ações de destruição e cuidado com o bioma.

Para incentivar ações de preservação, ao final da celebração, mudas de umbuzeiro foram distribuídas para representantes de comunidades rurais e entidades parceiras na organização da 24ª Romaria. A ação foi inspirada na iniciativa do Projeto Recaatingamento, que vem sendo desenvolvida em Canudos e em mais seis municípios do Território Sertão do São Francisco. O projeto, coordenado pelo Irpaa, conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, e em Canudos vem sendo realizado em área de Fundo de Pasto da comunidade de Angico.

A Romaria de Canudos é uma realização do Instituto do Patrimônio Imaterial de canudos, Paróquia local e pelo Irpaa e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Fórum de Desenvolvimento Local, Universidade do Estado da Bahia e Coopercuc.

 

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login