Recaatingamento

2/02/2011

Moradores de comunidade Recaatingueira conhecem experiências de beneficiamento de frutas e leite através do cooperativismo

por

Durante os dias 25 e 26 de janeiro, um grupo de 20 homens e mulheres da comunidade de Curral Novo, distrito de Massaroca, em Juazeiro (BA), visitou o município de Uauá para conhecer experiências de produtores e produtoras que há seis anos trabalham com beneficiamento de frutas, em especial o umbu e o maracujá da caatinga, e do leite.

O intercâmbio faz parte da proposta do Projeto Recaatingamento, que conta com o patrocínio da Petrobras e irá construir uma unidade de beneficiamento na comunidade de Curral Novo. Na oportunidade, o grupo iniciante conheceu o procedimento realizado
pelos 16 grupos que hoje estão organizados no trabalho de cooperativismo desenvolvido pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC.

O histórico da cooperativa, as principais dificuldades, as conquistas e as expectativas para os próximos anos foram os principais destaques nas falas das/os cooperados que receberam o grupo nas unidades de beneficiamento. Além disso, uma palestra sobre administração e auto-gestão encerrou a atividade. Para o vice-presidente de associação da comunidade, Raimundo Arcanjo de Lima, a comunidade já participou de cursos e já sabe um pouco do trabalho que deverá ser feito para beneficiamento do umbu e outras matérias-primas, mas a visita contribuiu muito com  a organização que se inicia na comunidade rural de Massaroca.

A COOPERCUC hoje é um exemplo de que o extrativismo sustentável dos produtos da caatinga é uma importante forma de garantir uma complementação na renda familiar e assim viabilizar a permanência das famílias em suas comunidades. Hoje a cooperativa exporta seus produtos para países como Itália, França e Áustria, além da comercialização no comércio nacional, sendo que 50% da produção é vendida para a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

O início da construção da mini-fábrica de Curral Novo está prevista para o mês de fevereiro e a comunidade já comemora a iniciativa. Dona Clarice da Silva, também moradora do povoado, diz que a comunidade está bastante envolvida com o projeto Recaatingamento, que na próxima semana estará dando início ao plantio das espécies nativas na área cercada para este fim.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar