Recaatingamento

23/05/2011

Irpaa realiza seminário de Hidroestesia

por

Entre os dias 16 e 19 de maio, o Irpaa realizou no Centro de Treinamento Vargem da Cruz, em Juazeiro, o IV Seminário de Hidroestesia no Semiárido. A hidroestesia é a sensibilidade que algumas pessoas possuem para identificar a existência de fontes de água no subsolo.

Participaram do evento homens e mulheres que apresentaram diversas experiências desenvolvidas no Semiárido, mais especificamente em estados como Bahia, Paraíba, Ceará e Piauí. Além da socialização dos resultados e dificuldades, o grupo contou com oficina temática seguida de debate sobre: Legislação dos Recursos Hídricos; Cobrança de Usos da Água; Rio São Francisco: Problemas e Desafios; e Mudanças Climáticas.

Os debates apontaram as dificuldades e principais impactos do trabalho de hidroestesia nas comunidades rurais, discutindo também os resultados e sugestões para aprimoramento desta prática. De acordo com o hidroestesista Francisco das Chagas, de São Raimundo Nonato – PI, o seminário vem aprimorar a técnica que as/os participantes já possuem, potencializando a localização de fontes de água, e portanto, contribuindo diretamente para o aumento da oferta hídrica no Semiárido.

No dia 18 (quarta-feira) as/os participantes visitaram a região de Massaroca para conhecer experiências como o barreiro trincheira e a recuperação de caatinga degradada, na comunidade de Curral Novo, por meio do Projeto Recaatingamento, uma iniciativa do Irpaa, com patrocínio da Petrobras.

Os/as participantes ainda visitaram a Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro, onde puderam ter momentos de lazer e também, conhecer e discutir os problemas e desafios existentes hoje na Bacia do Rio São Francisco.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar