Recaatingamento

1/11/2011

IRPAA lança cartilha sobre educação ambiental no Semiárido brasileiro

por

A partir das experiências de educação ambiental desenvolvidas no Projeto Recaatingamento com comunidades agropastoris e extrativistas no Território Sertão do São Francisco foi elaborada a cartilha “Educação Ambiental no Semiárido Brasileiro: cuidando da caatinga para preservar a vida”. O material, produzido pelo Irpaa, está sendo distribuído nas escolas participantes do projeto nos municípios baianos de Curaçá, Uauá, Canudos, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho e Juazeiro.

A publicação parte do entendimento de que por meio da educação ambiental feita de forma interdisciplinar e comprometida com a melhoria da qualidade de vida e a conservação do Planeta Terra é possível gerar mudanças na cultura da escola e da comunidade, no que se refere as novas atitudes no cuidado com o meio ambiente.

Com 62 páginas, o conteúdo da cartilha apresenta inicialmente as características do Semiárido Brasileiro, destacando a questão da terra e da agricultura e pecuária adaptada à região, para em seguida tratar da Educação Contextualizada, trazendo apontamentos necessários para a mudança de olhar sobre o lugar onde se vive. A caracterização da caatinga e aspectos relacionados à poluição do planeta confirmam a intencionalidade do material em provocar discussões e promover práticas que contribuam para a preservação do bioma. Água enquanto direito e lixo enquanto problema de todos também fazem parte do material didático que traz também muitas imagens relacionadas aos temas e às ações do Projeto Recaatingamento, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Ambiental.

Compõem a produção também dicas de atividades a serem realizadas em sala de aula, incentivando desta forma a utilização do material nas escolas rurais, as quais, desde o início do projeto, vem participando ativamente dos cursos, atividades de campo, além de promoverem ações que envolvem as/os estudantes com o tema, provocando reflexões e práticas de cuidados com o meio ambiente e em especial com a caatinga de onde muitas famílias tiram o próprio sustento.

 

 

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar