Recaatingamento

23/09/2011

IRPAA incentiva economia solidária nas comunidades recaatingueiras

por

Ajudar a promover a geração de renda das famílias do Semiárido é um dos objetivos do Projeto Recaatingamento, realizado pelo Irpaa com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Com o replantio de mudas nativas da caatinga como o mandacaru, o juazeiro, o umbuzeiro, entre outros, o Recaatingamento contribui para que as comunidades que participam do projeto continuem tendo acesso às plantas do bioma Caatinga e com isso fortaleçam suas relações econômicas por meio da economia solidária, um sistema de gerar lucros com base em ideais agroecológicos e sustentáveis.

Com o beneficiamento de frutas típicas da caatinga, além de outras como a manga e a mandioca, muitas famílias do Semiárido produzem alimentos, como bolos, doces, licores, que podem ser comercializados entre os próprios moradores ou com outras comunidades. Além de produtos alimentares, a economia solidária dá a oportunidade a homens e mulheres de criarem produtos artesanais através de sementes, madeira, casca, folhas e fibras de plantas da caatinga e com isso contribuem para a renda familiar.

Através do fortalecimento da economia solidária, o Recaatingamento contribui também para a garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias, uma vez que o aproveitamento dos potenciais da vegetação nativa passa a fazer parte do cotidiano nas comunidades envolvidas.

O projeto Recaatingamento vem sendo realizado há quase dois anos em sete comunidades do Território Sertão do São Francisco, no norte do estado da Bahia.

 

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar