Recaatingamento

18/10/2011

Experiência do Recaatingamento é mostrada em visita a área de Fundo de Pasto em Canudos

por

Agricultores e agricultoras de Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, oriundos de diversas regiões do estado da Bahia, conheceram a experiência do Projeto Recaatingamento, no dia 09 de outubro, na comunidade de Angico, a 13 km da sede do município de Canudos. O grupo de visitantes com cerca de 30 pessoas foi recebido pelos moradores da comunidade, que assim como o grupo, também fazem uso das terras para a criação de animais em áreas coletivas.

Próximo à cerca elétrica que faz o isolamento da área de preservação, os visitantes ouviram dos moradores o histórico de devastação ambiental ocorrido nos últimos cem anos e o relato da implantação do Projeto Recaatingamento, uma iniciativa do Irpaa, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Para muitos visitantes, principalmente da região oeste da Bahia e de municípios da região de Senhor do Bonfim, onde a Caatinga é mais densa, a idéia que vem a mente ao visitar a região é de que os morros completamente sem vegetação aparentam ser naturais, portanto efeitos da natureza. No entanto, o relato dos moradores desmistificou essa impressão, uma vez que parte da desertificação da região se deu com as queimadas de macambira para alimentação do gado bovino, o que queimava toda a vegetação.

Dentro da área do Recaatingamento, os visitantes conheceram o plantio de espécies da Caatinga, como juazeiro, angico, aroeira, umbuzeiro, entre outros, distribuídos em covas no terreno plantado em curvas de nível, para evitar a erosão e aumentar a infiltração da água de chuva no solo. Também viram os plantios de cactáceas, como mandacaru, xique-xique e macambira e conheceram a experiência de barramentos de pedra, construídos ao longo do leito de um riacho, com o objetivo de segurar a terra e a matéria orgânica, durante as enxurradas, evitando a erosão e aumentando a fertilidade do solo.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar