Recaatingamento

21/10/2011

Escola de Formação para Convivência com o Semiárido discute e realiza prática de Recaatingamento

por

Meio Ambiente é um dos eixos transversais trabalhados pelo Irpaa, sempre inserido nas formações e nas atividades de campo, sendo uma das linhas indispensáveis para a consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido. Por essa razão, a temática está incluída no conteúdo das aulas da 20ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido, realizado pelo Irpaa, de 02 a 14 de outubro, no Centro de Treinamento Vargem da Cruz, em Juazeiro.

Na aula do último dia 12 de outubro, os participantes conheceram a experiência do Projeto Recaatingamento, uma iniciativa do Irpaa, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O projeto de recuperação ambiental da Caatinga, vem sendo executado em parceria com sete comunidades Fundo de Pasto em municípios do Semiárido baiano.

Durante a discussão, apresentada pelo colaborador do Irpaa, Moacir dos Santos, os participantes foram estimulados a contextualizar a problemática mundial do aquecimento global e da emissão de gás carbônico, relacionadas às nossas práticas cotidianas, onde na maioria das vezes agredimos o Meio Ambiente, sem nos darmos conta que a agressão é também a nós mesmos, reflexão realizada pelas comunidades que se dispuseram a executar o Recaatingamento.

Após as discussões, os participantes foram divididos em três grupos para a atividade prática de Recaatingamento, onde alguns ficaram responsáveis pelo plantio de mudas produzidas em sacolas, como umbuzeiro, aroeira e angico, um grupo realizou o plantio de mudas de estacas de umburana e outros fizeram misturas de sementes com esterco para a distribuição no solo.

Com essa prática, os/as agricultores/as aprofundaram ainda mais o conhecimento acerca dos conceitos e práticas que são base para a consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido difundida pelo Irpaa há mais de 20 anos. A permanência no Centro de Formação tem permitido a todos/as uma vivência prática dos conteúdos trabalhados ao longo da programação, facilitando desta forma a ação das/dos agricultores em colocar em prática em suas propriedades o que vivenciaram na Escola.

Leia reportagem sobre a Escola de Formação 2011

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar