Recaatingamento

26/08/2011

Em Sobradinho, escola e comunidade se reúnem em Curso de beneficiamento de frutas e plantio de espécies da caatinga

por

Atendendo a uma das ações previstas pelo Projeto Recaatingamento, foi realizado mais um curso de beneficiamento de frutas para moradores/as de comunidades agropastoris e extrativistas. Este mês foi a vez de membros de algumas comunidades rurais de Sobradinho, uma das sete regiões onde o projeto está sendo desenvolvido. O curso, que aconteceu no Centro Comunitário Antônio Conselheiro, na sede do município, contou também com a participação de estudantes e professores da Escola Família Agrícola.

Na oportunidade, o grupo aprendeu a beneficiar frutas como maracujá da caatinga, goiaba e manga e podendo comprovar a viabilidade de geração de renda a partir de derivados de produtos que podem ser cultivados ou extraídos, de forma sustentável, da própria caatinga.

Plantio de estacas para recuperação e perpetuação da caatinga

Cientes da importância de preservar o bioma de onde muitas famílias podem tirar seu sustento, no dia seguinte ao curso, as/os moradores da comunidade de Bom Sucesso e vizinhança participaram do mutirão para plantio disperso de estacas de aroeira e umbuzeiro. Em um dia de atividade 720 estacas foram plantadas na área cercada para preservação. Mais uma vez, a parceria entre o Projeto Recaatingamento, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e a Escola Família Agrícola fortaleceu o laço da instituição de ensino com a comunidade que contou com a participação de um professor e um grupo de estudantes no mutirão.

As mudas plantadas, além de ser uma garantia da perpetuação dessas espécies nativas, ajudam a recuperar o solo, uma vez que o protegem da ação do vento e da água, evitando assim a erosão. Com o passar dos anos, as estacas plantadas hoje poderão ser aproveitadas pela comunidade para o extrativismo de frutas silvestres, uso na medicina alternativa, fins madeireiros, além do aproveitamento do potencial forrageiro. A recuperação da área garante também o habitat dos animais adaptados à caatinga, muitos deles atualmente ameaçados de extinção.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar