Recaatingamento

26/08/2011

Comunidade de Melancia realiza mutirão para construção de cerca viva com mandacaru

por

Estacas de mandacaru, cactácea bastante conhecida no Semiárido brasileiro, foram plantadas na área que está sendo preservada na comunidade de Melancia, a 45 Km da sede do município de Casa Nova, a partir do projeto Recaatingamento, desenvolvido pelo Irpaa, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Em mutirão, 1280 estacas (pedaços da planta já adultas) foram afixadas na área protegida com cerca elétrica solar.

O objetivo principal desta ação é garantir a reprodução das espécies vegetais adaptadas à caatinga através do plantio disperso das estacas na área cercada ou da construção de cercas vivas, barreiras formadas pelas plantas impedindo a entrada de animais e ajudando a proteger o solo da ação da água e do vento que contribuem para existência de fenômenos como as erosões.

Na formação deste tipo de cerca ecológica, usa-se principalmente cactáceas como mandacaru, xique-xique e macambira, as quais são plantadas paralelas à cerca elétrica. Este tipo de cerca, além de econômica, multiplica a vegetação, é resistente e duradoura. Trata-se de uma tecnologia antiga esquecida devido ao uso do arame farpado e que agora está sendo resgatada e incentivada através do Recaatingamento.

Até o momento, mais de 25 mil estacas já foram plantadas nas áreas cercadas para preservação nas comunidades Fundo de Pasto e até o final do projeto, previsto para este ano, serão plantadas mais de 100 mil. Além das estacas, no total das sete comunidades onde o projeto é desenvolvido, 21 mil mudas produzidas em sacolas também já foram plantadas, todas por meio de mutirões.

Além de técnicas e técnicos que acompanham o Projeto, este último mutirão em Melancia contou com a participação de estudantes da República do Irpaa que acompanham as atividades numa perspectiva de trocar experiências com as/os agricultores, uma prática que faz parte da base do trabalho desenvolvido pelo Instituto.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar