Recaatingamento

26/08/2011

Comunidade de Curral Novo se anima com a construção da Mini-Fábrica de Beneficiamento

por

Há quase dois anos participando de diversas ações realizadas pelo Projeto Recaatingamento, moradores/as da comunidade de Curral Novo, distrito de Massaroca, em Juazeiro, agora não medem esforços para ajudar na construção da Unidade de Beneficiamento de Frutas que a comunidade receberá através do projeto, que desde 2009, vem sendo desenvolvido pelo Irpaa, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Por meio de mutirão, em poucos dias foi feito o alicerce da mini-fábrica que fica em um terreno cedido pela família do morador da comunidade e atual presidente da associação, Raimundo Arcanjo de Lima. A obra, que terá um total de 60 m², irá conter salas para produção, depósito, estoque, recepção, vestiário, cozinha, área de serviço e banheiros. Ao lado será construída também uma cisterna de alambrado para captação de água de chuva através do telhado.

Colaborando como ajudante de pedreiro, o jovem Jeferson Silva Nascimento, de 19 anos, acredita que a mini-fábrica trará benefícios para as famílias. Morador do povoado de Jacaré, Jeferson cultiva frutas como goiaba, manga, feijão e acerola usadas para consumo da família e também para comercialização na cidade e na própria comunidade. Agora com a chegada da unidade de beneficiamento, o jovem agricultor se entusiasma com a possibilidade de ter sua produção vendida para a cooperativa que será formada em breve.

Após a conclusão do alicerce um grupo menor foi contratado para realizar a construção prevista para ser entregue em um prazo máximo de 60 dias. Com exceção de um pedreiro experiente neste tipo de construção, os demais contratados são da comunidade ou povoados vizinhos. Hildo Libâneo e Antônio Rodrigues, que sempre participaram das atividades do projeto e agora colaboram na obra, reconhecem a importância de ter uma renda extra com este trabalho, mas destacam que a maior recompensa virá depois, a partir da organização da comunidade para utilizar bem o empreendimento.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login