Recaatingamento

11/02/2011

Comunidade de Curral Novo inicia plantio de mudas

por

O trabalho coletivo mais uma vez ganhou destaque nas ações do Projeto Recaatingamento. Iniciou esta semana o plantio de mudas nativas da caatinga icentivado pelo Irpaa através do Projeto Recaatingamento, que é desenvolvido em comunidades agropastoris e extrativistas com o patrocínio da Petrobras.

Em mutirão, moradores de Curral Novo plantaram, nesta primeira etapa, mudas de umbuzeiro, as quais ocuparão uma média de 12 hectares de uma área que será utilizada para plantio de outras espécies nativas da caatinga como pau ferro, aroeira, juazeiro, umburuçu, anjico, umburana de cheiro e de cambão, além de cactus e bromélias.

As mudas foram produzidas em um viveiro construído na comunidade no mês de julho de 2010 e serão distribuídas em parte de uma área coletiva de 180 ha que foi escolhida pela comunidade. O restante da área será recaatingada naturalmente, através da ação dos pássaros, do vento, da chuva que se encarregam de espalhar sementes nas proximidades das árvores cultivadas.

Na comunidade de Curral Novo e região circunvizinha muitas famílias se mantém a partir da atividade extrativista e da agropecuária, práticas estas que dependem diretamente da preservação da caatinga. Através deste e de outros projetos, o Irpaa tem atuado no distrito de Massaroca no sentido de envolver as comunidades nas ações de recuperação e uso sustentável da vegetação nativa, incentivando práticas como o recaatingamento, o beneficiamento de frutas, o cooperativismo e associativismo, educação contextualizada, agroecologia, captação de água de chuva, entre outras formas de convivência com o semiárido, aproveitando de forma responsável suas potencialidades.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login