Recaatingamento

20/01/2012

Cartilhas relatam Experiências do Recaatingamento

por

As experiências das sete comunidades agropastoris e extrativistas contempladas com o Projeto Recaatingamento, executado pelo Irpaa com o apoio da Petrobras, agora estão descritas e ilustradas em quatro cartilhas recém elaborada pela instituição. As cartilhas de conteúdo didático trazem os seguintes títulos: Manejo Sustentável da Caatinga, Frutas da Caatinga, Educação Ambiental no Semiárido Brasileiro e Recaatingamento com Comunidades Agropastoris e Extrativistas.

 As quatro cartilhas detalham como as ações do Recaatingamento contribuem com o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades: Curral Novo no interior de Juazeiro, Fartura em Sento Sé, Poço do Juá e Bonsucesso em Sobradinho, São Mateus em Curaçá, Serra dos Campos Novos em Uauá, Angico e Barriguda em Canudos.

Embora a ideia central do projeto esteja voltada para a recuperação de áreas degradadas de caatinga, ações como manejo da produção agropecuária, beneficiamento de frutas, educação ambiental e organização comunitária também fazem parte do projeto e estão descritos nas cartilhas que devem ser distribuídas para as famílias que receberam capacitações, bem como para as escolas das comunidades. A cartilha “Recaatingamento com comunidades agropastoris e extrativistas” será distribuída no intuito de divulgar de forma mais geral o conjunto de propostas deste projeto que, a partir da preservação da caatinga, incentiva os arranjos produtivos das comunidades na lógica da Convivência com o Semiárido.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar