Recaatingamento

18/07/2011

Caatinga oferece condições naturais para a criação de caprinos e ovinos

por

A proposta de Convivência com o Semiárido hoje defendida por diversas organizações, inclusive governamentais, apresenta a viabilidade da pecuária de pequeno porte, com destaque para a criação de cabras e ovelhas. Estes animais, de acordo com Egnaldo Xavier, consultor de empreendimentos da agricultura familiar no Semiárido, são adaptados ao clima, possuem características físicas adaptadas à região, aos solos e aproveitam bem da alimentação natural que as plantas da caatinga oferecem.

Os animais, assim como os seres humanos, precisam de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes. A caatinga, por sua vez, oferece uma variedade de espécies ricas em vitaminas, proteínas, sais minerais e outros elementos necessários para o sustento e crescimento da criação.

Considerando oDa preservação depende também a qualidade dos produtos derivados da caprinovinocultura praticada na região. Mas, para além da ação das comunidades, é preciso que haja investimentos neste setor, oferecendo, por exemplo, melhorias no processo de beneficiamento e comercialização ainda muito fragilizados e assim gerar mais resultados para os pequenos criadores do sertão.

Se a região já oferece suas condições naturais para a pratica da caprinovinocultura, é importante que as políticas públicas regionais proporcionem melhorias desta atividade, uma vez que criadores de cabras e ovelhas sabem potencializar as riquezas que a caatinga oferece.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar