Recaatingamento

Linhas de ação

O Projeto RECAATINGAMENTO atua com 5 linhas de ação:

  1. Conservação da Caatinga

  2. Recomposição da Caatinga

  3. Educação Ambiental Contextualizada

  4. Melhorias da Renda

  5. Políticas Públicas

O RECAATINGAMENTO busca capacitar as famílias das comunidades de Fundo de Pasto em conservação e recuperação do ambiente onde eles vivem. Através dos Cursos e Oficinas, mais de 308 produtores rurais dos Fundos de Pasto serão capacitados para serem agentes ambientais.

O projeto promoverá a Educação Ambiental Contextualizada através da assessoria à educação escolar. Como tema transversal da educação ambiental será trabalhado a conservação de recursos naturais e a Convivência com o Semi-Árido.

Será elaborado e implementado de forma participativa os Planos de Manejo Ambiental Sustentável, com ele, pretende-se conservar a Caatinga, onde ela ainda está preservada e recuperar, onde ela já está fragilizada.

Também serão elaborados os Planos de Manejo do Rebanho e o uso de plantas forrageiras para diminuir a ação herbívora, evitando o super-pastoreio e melhorando a qualidade da produção da ovino-caprino-cultura.

Paralelamente, o Recaatingamento promove capacitações para a Geração de Renda, agregando valor aos produtos oriundos das atividades agroextrativistas sustentáveis, como o beneficiamento das frutas silvestres Umbu e Maracujá do Mato. Instalações como viveiros, cisternas e unidades de beneficiamento apoiarão as atividades.


Saiba mais:
DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar