Recaatingamento

24/11/2010

Cerca de 60 professores participaram de Formação em Canudos

por

Educadores de 23 escolas situadas em comunidades da zona rural de Canudos participaram nesta terça (23) e quarta (24) de Oficina sobre Educação Ambiental na perspectiva da Educação Contextualizada. Cerca de 60 educadores oriundos da Rede Pública Municipal puderam discutir maneiras e entender a necessidade de trabalhar educação ambiental na escola, uma das propostas do Projeto Recaatingamento que, com o patrocínio da Petrobras, é desenvolvido pelo Irpaa em 7 municípios da região Norte da Bahia.

A partir de uma programação enriquecida com metodologias participativas, como dinâmicas, trabalhos de grupos, leituras e debates, além da utilização de recursos visuais, foi possível discutir o imaginário construído acerca do semiárido e a necessidade de valorização da caatinga.

O encontro, coordenado por colaboradores do Irpaa, teve como destaque a importância de abordar as questões ambientais em todas as áreas do conhecimento, algo que pode ser concretizado a partir da prática docente individual, mas também precisa ser garantido no projeto didático das escolas.

As orientações trabalhadas na oficina incentivam a ampliação e melhoria da relação entre a escola e a comunidade, bem como a construção de um currículo escolar a partir da realidade local. Para o professor José Ricardo Pereira, que trabalha na Escola Pedro Pereira Peixinho, a 15 km da sede do município, é possível levar estas discussões para o conjunto dos estudantes. “O que mais chamou atenção foi conhecer a riqueza do bioma caatinga, a flora e a fauna. Os alunos conhecem outros animais e plantas e não conhecem os da região”, destacou.

A proposta da formação foi bem aceita pela Secretaria de Educação de Canudos que mencionou interesse em firmar parceria para que outras formações semelhantes sejam realizadas no próximo ano.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login