Recaatingamento

19/07/2011

Xilogravura é usada para divulgar marca de projeto voltado para a caatinga

por

Como uma forma de valorizar aspectos da cultura popular nordestina, o Irpaa adotou como referência os traços da xilogravura na criação da logomarca do projeto Recaatingamento que desde 2010 vem sendo executado em sete comunidades do Território Sertão do São Francisco, na Bahia, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Peças de comunicação como camisas, bonés, adesivos, baners, panfletos, placas, boletins eletrônicos, layout para site, tem sido recursos onde aparece a marca do projeto, confeccionada por uma empresa de design gráfico. A arte, mais usada em tons neutros, reproduz um cenário tipicamente rural, com imagem de árvores e arbustos que lembram as plantas da caatinga , além de animais e um casal segurando uma muda de planta, representando assim a biodiversidade do bioma e o caráter inovador do projeto, que valoriza a multiplicidade de potenciais que a caatinga oferece.

 

Elemento característico da cultura popular nordestina

A xilogravura é uma técnica de pintura na qual se utiliza a madeira como molde para a reprodução de desenhos. Muito utilizada na literatura de cordel, as xilogravuras costumam enaltecer os traços da cultura sertaneja, tendo recentemente passado a ser bastante explorada também em pinturas de camisas, ilustração de livros, encartes de CD’s, produção de quadros, e até em aberturas de novelas televisivas.

Entre os nomes mais conhecidos na produção da arte de xilografar estão Abraão Batista, José Costa Leite, J. Borges, Amaro Francisco, José Lourenço e Gilvan Samico. No sitio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular encontra-se disponível uma Xiloteca. O acervo virtual reúne arquivos digitalizados, totalizando cerca de mil xilogravuras originais de diversos artistas. A plataforma on line, mantida pelo Ministério da Cultura, disponibiliza também informações sobre a técnica empregada na confecção das obras e uma pequena biografia de cada autor.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login