Recaatingamento

Biodiversidade

1/02/2011

Armazenamento de plantas da caatinga contribui para viabiliddade da caprinovinocultura no Semiárido

Uma das atividades mais comuns nas comunidades rurais do semiárido é a criação de animais, principalmente caprinos e ovinos. Muitos desses animais são criados em área de fundo de pasto, por isso se alimentam de plantas forrageiras da caatinga, a exemplo da jurema, favela, catingueira, canafístola, malva, umburana, mandioca brava, marmeleiro, quebra-facão.

No período chuvoso, a caatinga verde torna-se campo fértil para os animais que tem essas e outras plantas em abundância. Para garantir que o rebanho possa usufruir da alimentação forrageira no período da estiagem, época em que a folhagem da caatinga desaparece, uma prática recomendável é a fenação. Esta forma de armazenamento de alimentação animal contribui com o desenvolvimento da caprinovinocultura, uma vez que fornece para o rebanho um complemento alimentar com alto valor nutritivo, além de não não trazer custos para o produtor.

Por ser um complemento alimentar, o feno geralmente é reservado para animais jovens ou que estejam se recuperando de alguma enfermidade, animais reprodutores e fêmeas lactantes. É importante que as variedades de plantas sejam armazenadas separadamente, mas que ao oferecer aos animais estejam misturadas para que haja o equilíbrio dos nutrientes contidos em cada espécie. Em ordem crescente, a mandioca brava, jurema, favela e catingueira, possuem maior valor nutricional. Algumas plantas, como a maniçoba e o angico, também usadas na produção de feno, só são ingeridas após a desidratação das folhas, pois contém um princípio ativo tóxico, o qual é eliminado no processo de fenação.

Clique para ler o texto completo »

18/05/2010

Uma caatinga cheia de vida

– Clique nas imagens para ampliar;
– Use as setas do teclado para navegar entre as imagens:

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar