Recaatingamento

Por que conservar a Caatinga?

Mais vale a Caatinga em pé do que no chão!

De origem Tupi, Caatinga significa Mata Branca, devido ao seu aspecto acinzentado durante o período seco. Com área aproximada de 844.453 km², cerca de 11% do território nacional nos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe Bahia e Minas Gerais.

A Caatinga é frequentemente associada com a seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país. O Bioma possui uma grande riqueza ecológica e endêmica, ou seja, a biodiversidade só é encontrada no Brasil. Registra-se 4.508 espécies de plantas, 153 de mamíferos, 107 de répteis, 49 de anfíbios, 510 de aves e 185 de peixes, muito diferente da frequente associação com a seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país.

Assim como nas demais vegetações a conservação da “Mata Branca” evita a emissão do gás carbônico (CO2) e o Recaatingamento de suas áreas degradadas tem potencial para o sequestro e a fixação de carbono da atmosfera, diminuindo o efeito estufa e o aquecimento global. Além disso, traz mais benefícios ambientais, como: a conservação da água, do solo e da biodiversidade.

E não é só isso. A Caatinga é fonte de matérias primas como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais, que são essenciais para o sustento das comunidades tradicionais, e pode, através do uso sustentável, garantir o bem-estar e a permanência das famílias no campo.

A Caatinga é fonte de plantas com altos valores nutricionais para o pastoreio de cabras e ovelhas e para alimentação e uso humano, com frutas silvestres, fibras e plantas medicinais, a exemplo do umbu, maracujá da caatinga, araticum, mel de abelhas nativas e com ferrão, medicina natural, lenha, carne, leite, resinas, esterco. A Caatinga é um grande potencial para o uso sustentável e garantia da permanência e bem-estar das famílias no campo.


Saiba mais:
DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar