Recaatingamento

2/12/2011

Projeto contribui com inserção da Educação Ambiental Contextualiza nos currículos escolares

por

A formação continuada de educadores e educadoras na perspectiva da inclusão do tema educação ambiental nos currículos das escolas e na produção de materiais didáticos específicos tem reforçado a discussão da temática na rede pública de educação de alguns municípios do Semiárido. Exemplo concreto disto pode ser constatado em Curaçá – BA, onde a proposta política pedagógica do município, denominada A Educação com Pé no Chão do Sertão, é baseada na Educação Contextualizada.

A iniciativa, desenvolvida a partir de debates feitos pelo Irpaa naquele município em meados da década de 1990, foi implementada e serviu de exemplo e incentivo para outros municípios investirem na educação rural voltada para a realidade das comunidades, associando os conteúdos trabalhados na escola ao cotidiano das/os estudantes.

Atualmente, através do projeto Recaatingamento, patrocinado pela Petrobras, o diálogo vem sendo mantido entre o Irpaa e as secretarias de educação dos municípios onde o projeto atua, no sentido de estimular professores/as, coordenadores/as e gestores/as escolares a elaborarem projetos didáticos voltados para educação ambiental contextualizada.

Sento Sé, Uauá, Sobradinho e Curaçá, no norte da Bahia, são alguns dos municípios que tem avançado na construção de projetos didáticos que tem por finalidade estudar, pesquisar, refletir e problematizar as questões que afetam a comunidade e a caatinga, assim como descobrir possíveis soluções para os inúmeros problemas que atingem a todos.

Este modelo de educação, além de contemplar os valores que conduzem à convivência harmônica das pessoas com o ecossistema no qual elas estão inseridas, reconhece os saberes e a cultura das pessoas como elementos importantes nessa relação. Trata-se de uma forma de trabalhar a educação que desperta nas pessoas a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente, considerando a importância da natureza, do lugar onde se vive.

O trabalho de formação nesta perspectiva ambiental ajuda a compreender melhor as relações entre os aspectos sociais e culturais envolvendo crianças, jovens e adultos na criação de condições para pensar, discutir e agir com responsabilidade em favor da natureza e da melhoria da qualidade de vida.

Leia mais sobre o assunto

 

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login