Recaatingamento

19/05/2011

Preservação da caatinga é tema de Projetos Didáticos em escolas rurais de Sento Sé

por

Murais com fotografias e colagens, mostra de plantas da caatinga e exposição de textos são alguns exemplos de práticas educativas que tem feito parte do cotidiano da escola Laurentino do Santos, localizada na comunidade de Fartura, a 87 km da sede se Sento Sé.

A iniciativa é reultado das formações realizadas pelo Irpaa através do Projeto Recaatingamento, que desde 2009, com o patrocínio da Petrobras, está sendo desenvolvido em sete comunidades fundo de pasto do Território Sertão do São Francisco, dentre estas Fartura. Tendo a educação ambiental como uma das linhas de ação do Recaatingamento, o incentivo à construção de projetos didáticos voltados para esta temática tem sido uma das prioridades desta linha.

Para isso são realizados encontros de formação e oficinas com professores/as, com o objetivo de elaborar os projetos a serem executados nas escolas a partir da realidade na qual cada uma delas está inserida. Segundo Ângelo Nery, integrante do Eixo Educação do Irpaa, o propósito da oficina é trabalhar a pedagogia de projetos no sentido de ajudar as/os professores/as a compreenderem a importância da construção do projeto didático contextualizado.

Nestes encontros, o debate sobre a proposta de Convivência com o Semiárido aponta reflexões sobre o papel estratégico da educação nesse sentido, a partir, princiapalmente da perspectiva da educação contextualizada e da integração com a comunidade. Muitos professores/as já trabalham práticas de educação ambiental, mas garantem que a formação tem ajudado a qualificar e a trazer maiores resulatdos para a conscientização das/os estudantes e da comunidade.

Engajados/as no projeto, educadores das escolas dos povoados de Fartura, Cabeluda e Limoeiro estão construindo um projeto didático integrado, o qual tem como tema “Recaatingamento: conservação e recuperação” e prevê a realização de estudos no campo, pesquisas, entrevistas, além de atividades práticas.

Leia poema feito por professora da comunidade de Fartura

Recaatingamento é um projeto de muita estrutura,

Realizado pelo IRPAA com muita bravura

Tem o patrocínio da Petrobras

e o objetivo é deixar a desertificação para trás

é um incentivo de grandeza na preservação da natureza.

 

Dia 08 de dezembro de 2009 na comunidade de Fartura

o projeto foi apresentado

Todos ali presentes ficaram interessados,

aceitaram com muita dedicação e amor no coração.

 

O projeto tem a participação da escola

e hoje através de cursos e oficinas

todos já ensinam que temos de preservar o nosso bioma caatinga

pois dele já são usadas plantas na medicina.

 

Os agricultores, na verdade, trabalha a cada momento

pois com este projeto vai ter mais conhecimento,

Como retirar da caatinga o seu próprio sustento.

Marila dos Santos Rodrigues – professora da comunidade de Fartura

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar