Recaatingamento

18/07/2011

Plantio consorciado na caatinga ajuda a evitar a desertificação

por

É comum encontrar na caatinga plantas forrageiras que resistem à estiagem, mantendo-se verde e por vezes floridas, mesmo no período de ausência total das chuvas. Este tipo de vegetação é ideal para fazer pastagens consorciadas, uma forma de evitar a desertificação, sobretudo em áreas onde se planta capim.

O plantio no sistema de consórcio favorece o pasto, uma vez que os animais podem se alimentar do capim e também das árvores plantadas, aproveitando também suas sombras. As árvores também impedem que o vento leve a poeira e que a chuva arraste a terra, além disso produzem vagens, o que facilita o plantio induzido de novas plantas na área a partir da ação do vento, dos pássaros e de outros animais.

Estas espécies vegetais são adaptadas ao clima semiárido, por isso mantém o mesmo aspecto durante todo o ano. Além dos cactos, há em grande número espécies nativas como umbuzeiro, mororó e canafístula ou exóticas como a leucena e a algaroba, entre outras.

Na zona rural de Sento Sé, a produtora Antônia Rodrigues aprendeu a aproveitar sua propriedade para fazer plantio consorciado de gliricídia, leucena e capim após participar das formações realizadas pelo Projeto Recaatingamento, que é desenvolvido pelo Irpaa na região de Fartura e em outras seis comunidades Fundo de Pasto do Território Sertão do São Francisco – Bahia.

Iniciativas como estas podem contribuir muito para evitar a desertificação, que se caracteriza pela infertilidade do solo, antes produtivo, que passa a ter terras lavadas e soltas pela erosão, impedindo o crescimento de qualquer vegetação, mesmo com grande quantidade de chuvas. O Recaatingamento, que tem o patrocínio da Petrobras, vem contribuindo para o entendimento das famílias quanto a importância de preservar a caatinga e assim garantir a sustentabilidade ambiental da região.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login