Recaatingamento

5/01/2011

Estudantes da UNEB visitam comunidade recaatigueira

por

Estudantes do curso de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB visitaram, no mês de dezembro, a comunidade Curral Velho, em Massaroca, distrito de Juazeiro-BA. A visita teve como objetivo apresentar para os estudantes as atividades do projeto recaatingamento a fim de realizar parcerias para disseminação da proposta.

Na visita, todos puderam ver de perto as práticas desenvolvidas pelo projeto na tentativa de reverter o processo de degradação do bioma caatinga, como através do viveiro de mudas nativas construído com a mão-de-obra da própria comunidade e de lições práticas com os estudantes do ERUM (Escola Rural de Massaroca), e a cerca elétrica pensada para isolar os animais das mudas quando ainda pequenas. A área cercada tem 180 hac. onde serão plantadas mudas do angico, umbuzeiro, da umburana, aroeira, entre outras, assim como da leucena e gliricídia, plantas utilizadas para alimentação animal.

Durante a atividade, os estudantes refletiram sobre a proposta enfocando a necessidade de pensar projetos como o recaatigamento para recuperar áreas consideravelmente degradadas empoderando a caatinga e as comunidades. “Eu achei o projeto vital para a caatinga, visto que a caatinga é um bioma que vem sofrendo diversos impactos. O projeto de recaatigamento vem contribuir na discussão de novas formas de produção, novas formas de convivência com esse bioma buscando sempre a melhoria de vida das comunidades”, disse o estudante Diego de Albuquerque.

Para Makus Breus, um dos coordenadores do projeto, esse foi o início de uma parceria que pode gerar diversos resultados, como estágios e pesquisas, aproximando a sabedoria prática do conhecimento científico. Outra visita está prevista para este mês de janeiro, na qual serão plantadas as mudas dando seguimento ao projeto.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login