Recaatingamento

31/03/2011

Comunidades rurais de Casa Nova se reúnem em mutirão para plantio de mudas da caatinga

por

Moradores da comunidade de Melancia, a 45 Km da sede de Casa Nova, participaram de mais um mutirão para plantio de espécies nativas da caatinga, mais uma ação do Projeto Recaatingamento que já realizou também atividades coletivas para construção de viveiro de mudas e instalação de cerca elétrica para proteção da área a ser recaatingada.

O plantio de mudas de umbuzeiro e plantas forrageiras da caatinga é uma forma de preservar a diversidade ambiental das áreas de Fundo de Pasto e garantir o alimento tanto para o rebanho quanto as possibilidades de extrativismo feito pelas famílias que moram nas comunidades.

A atividade contou com a participação de moradores de povoados vizinhos e teve o acompanhamento de técnicos do Irpaa que atuam projeto. Na oportunidade houve também a ativação da cerca elétrica, economica e ecologicamente viável, instalada para cercar uma área de 48 hectares.

Além do plantio, a ação do vento, da chuva, dos pássaros permitem a sucessão natural da vegetação, o que legitima o Recaatingamento como uma importante forma de preservação da caatinga.

Na comunidade de Melancia e região circunvizinha, muitas famílias se mantém a partir da atividade extrativista e da agropecuária, dependendo diretamente da caatinga, portanto. Atividades como apicultura e o beneficiamento de frutas e derivados da caprinovinocultura, além do extrativismo de frutas da caatinga são formas de geração de renda que se destacam nas comunidades da zona rural do município.

Aliado a isso, o uso das diversas tecnologias de captação e armazenamento da água de chuva são experiências encontradas nas comunidades, comprovando a viabilidade da Convivência com o Semiárido. O Irpaa tem atuado em algumas comunidades rurais de Casa Nova, incentivando a poulação a buscar alternativas que garantam a permanência no campo.

 

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar