Recaatingamento

18/10/2011

Comunidades de Canudos realizam Pré-Romarias

por

Este ano a 24ª Romaria de Canudos, que acontece de 21 a 23 de outubro, tem como tema “Canudos e Caatinga, exemplos de vida e resistência”. Como principais pontos de reflexão, o evento traz questionamentos acerca da situação atual da Caatinga e do povo, como as comunidades usam a riqueza da caatinga para viver, quais as políticas públicas voltadas para a caatinga, quais os sinais de resistência das comunidades e grupos para sobreviverem, crescerem e se desenvolverem nos dias atuais.

Todas essas questões culminam na reflexão central que a Romaria visa provocar nas pessoas: como devemos preservar e recuperar a Caatinga hoje e conservar os seus recursos e sua produtividade para as próximas gerações?

Cientes da importância de envolver a população nesta discussão, integrantes de grupos religiosos e entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Canudos estão realizando nas comunidades rurais do município as Pré-Romarias. De acordo com a técnica em agropecuária Maria da Paixão, que vem participando das atividades representando o Irpaa, essa iniciativa surgiu da necessidade de envolver as comunidades no evento, o que estava se perdendo nos últimos anos.

Participam das Pré-Romarias jovens, adultos e crianças, discutindo a importância da preservação da Caatinga, considerando o lema da Romaria que este ano é “Cuidar da vida e da natureza” (Deut: 20,19). Na ocasião o grupo faz o levantamento comparando as características da Caatinga de hoje com o bioma existente cem anos atrás, identificando que nos dias atuais existe menos animais e flora, maior irregularidade de chuvas, além de ser menos povoada, pois o êxodo ainda é uma realidade na região.

A atividade conta ainda com a participação de técnicos/as do Recaatigamento, projeto que está em desenvolvimento no município de Canudos, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. A prática de replantio vem sendo intensificada no povoado de Angico, onde há área de Fundo de Pasto protegida para recuperação e preservação através do Projeto, que é desenvolvido pelo Irpaa em mais seis comunidades do Território Sertão do São Francisco.

A Romaria de Canudos este ano traz em sua programação palestras, gincanas escolares, oficinas, a tradicional celebração ecumênica, além de apresentações culturais como banda de pífanos, teatro, desfiles históricos e shows.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Fazer login