Recaatingamento

19/07/2011

Caatinga: espaço para uma aula diferente

por

Escolas rurais das comunidades de Fartura, em Sento-Sé, Serra dos Campos Novos e Barriguda, em Uauá, além das escolas de Mundo Novo, em Curaçá, tem promovido inciativas interessantes de educação ambiental. O trabalho, em sua maioria envolvendo crianças, são atividades extra-classes, como o cultivo de plantas em hortas e viveiros e “aulas vivas” sobre espécies animais e vegetais da caatinga, as quais acontecem em áreas de caatinga. Para as crianças, a experiencia é uma oportunidade de perceber que os elementos ligados a sua realidade também tem significados na escola, o que torna as aulas mais atraentes, despertando também o gosto pela educação.

Parte destas atividades articuladas pelas escolas tem acompanhamento da equipe do Projeto Recaatingamento, uma ação pioneira na região que desde 2010 está sendo desenvolvido pelo Irpaa com o patrocínio da Petrobras. O plantio de mudas em áreas de caatinga reservadas nas comunidades para este fim tem contado com a participação das/os estudantes, confirmando a importância da parceria entre a escola e a comunidade e fortalecendo o desenvolvimento de uma das linhas de ação do Recaatingamento, a educação ambiental.

Ao colaborar com o processo de formação para a Educação Ambiental e Contextualizada, o Irpaa, ao longo de mais de 20 anos de atuação no Semiárido nordestino, vem provocando discussões que apontam para a emergência de uma prática educativa geradora de atitudes que preserve e proteja caatinga. Através de formações, cursos e oficinas, o trabalho desenvolvido desperta a consciência ambiental a partir da valorização e do reconhecimento da importância que o bioma tem na vida das comunidades rurais, principalmente.

Esta proposta de educação trabalhada busca alcançar a adesão das escolas a uma prática pedagógica baseada na associação entre os conteúdos trabalhados nas disciplinas convencionais e a realidade vivenciada cotidianamente pelos estudantes, provocando assim uma nova prática educativa capaz de promover mudanças importantes nas relações das pessoas com o meio ambiente.

Neste trabalho prevalece o reconhecimento de que a escola pode contribuir com as mudanças necessárias na relação das pessoas com o meio ambiente, fazendo refletir sobre práticas muitas vezes enraizadas no comportamento cultural pré-estabelecido, onde alguns elementos da natureza não são enxergados a partir do aspecto produtivo e, portanto, necessitado de preservação.

DoDesign-s Design & Marketing

Realização:

Parceria:

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA DoDesign-s Design & Marketing
» Recaatingamento. Bahia, Brasil . Telefone: (74) 3611-6481. Fax: (74) 3611-5385 . Acessar